Gravações encerradas

Após adiamento devido ao clima, o segundo dia de gravações do curta Moto Perpétuo aconteceu no dia 27 de setembro.
A cena intitulada "Irará", foi realizada com a atriz convidada Wall Morari. De acordo com o produtor Favari Filho, esta, deverá ser a cena de abertura da produção.
O próximo passo da equipe é a edição das imagens e a criação da trilha sonora.

#Equipe de gravação do segundo dia

Bastidores

Fotos de Kátia Guidotti

Recado

Abaixo recado que Fausto Brunini me mandou, após assistir o meu primeiro curta metragem de ficção: Ista, do texto de Favari Filho produzido em 2008. Obrigado Fausto por não me deixar desistir.
Lourenço Favari

Lora, tudo bem? Eu vi o seu curta hoje à tarde com um amigo das antigas tb de teatro. Opinião dos dois: muito legal, criativo, sente-se o seu cuidado com a narrativa e fluência das cenas; e uma coisa que eu senti a minha presença no seu filme a limpeza na narrativa e a preocupação em oferecer ao espectador a possibilidade de uma leitura limpa e clara das imagens. Depois a gente fala de outras coisas, mas por enquanto meus parabéns e tem mais é que continuar que o que vier daqui p´ra frente é lucro. a linguagem vc está começando a dominar tem mais é que estudar muito e meter as caras. eu vou levar o filme para o vocacional e colocar lá... afinal vc também foi meu orientando... grande abraço.


O ator e amigo de Fausto, Ivan José mantém um blog sobre ele, acesse: www.faustobrunini.blogspot.com

Processo de Criação

Olhar do ator Claudio Lopes após o primeiro dia de gravação sobre uma foto tirada no ensaio do curta.

1h58 AM - 29 de agosto

Por problemas técnicos o segundo dia de gravação, que aconteceria hoje (29) a partir das 8h00 da manhã, foi cancelado. Sem maiores frustrações, a equipe segue preparando os últimos detalhes para a produção e remarcou a data para o dia 5 de setembro, a partir das 8h00.

Na imprensa 1

Matéria que saiu no Jornal Cidade sobre a realização do curta.

Na imprensa

A equipe do programa Liquidificador realizou uma matéria sobre os bastidores do primeiro dia do curta. Confira.

Equipe de Produção

Peças importantes para o processo de realização do curta foram os apresentadores do programa Liquidificador da TV Cidade Livre, Eraldo Marinho e Eder Cardoso que atuaram como assistentes de produção. Além de auxiliarem nas gravações, fizeram Making Off e ainda gravaram
uma matéria para o programa. Dá-lhe competência!
Outro importante assistente de produção foi o artista multimídia José Roberto Sechi que, entre outras atividades realizadas no dia da gravação, foi uma das grandes influências artísticas do diretor Lourenço Favari .

Produtor

O jornalista e escritor Favari Filho foi quem deu vida ao projeto Moto Perpétuo. Selecionou locações, parcerias, autorizações e eventuais fundos para as gravações, além de coordenar todo processo de produção do curta.

Visual

Além de ter trabalhado com Fausto Brunini no grupo de teatro 'Molecada Em Cena', Thábata Carvalho é a responsável pelo figurino e maquiagem dos personagens do 'Moto Perpétuo'. A partir de diversas conversas com os atores, direção e produção, ela preparou um visual pontual para as personagens.

Som direto

O cineasta João Paulo Miranda Maria foi um dos integrantes da equipe de produção e auxiliou as gravações operando o som direto com seu equipamento de captação de áudio. Toda a equipe agradece sua disponibilidade e o apoio à Fudidos & Malpagos e o Grupo AUÊ.



#### Em breve será postado o registro fotográfico do primeiro dia de gravação realizado pela fotógrafa Katia Guidotti.

1° Dia de Gravação

Muita ansiedade acompanhou a todos os envolvidos. Cabo pra cá, retorno pra lá, figurino, maquiagem, equipamento de áudio... As gravações começaram às 9h00, e em um clima muito descontraído foram gravadas as primeiras cenas previstas para o periodo da manhã. Após o almoço retornamos ao set de gravação e demos continuidade ao trabalho.

Os aviões do aero-clube sobrevoavam sem parar os arredores do cemitério, atrapalhando todo o trabalho da equipe devido o ruído que provocavam. Mas superamos as diferenças e continuamos... Gravamos. A última cena foi uma das mais proveitosas e lindas do dia.
Gostaria de agradecer a todos que participaram do curta e parabenizar pelo ótimo trabalho realizado hoje. Obrigado também ao apoio da Secretaria de Cultura e Arquivo Público nas pessoas de Maria Teresa de Arruda e Luis Carlos Rezende (Curinga).
Lourenço Favari

Fotos tiradas pela própria equipe de produção


Elenco principal

A missão de encarar as personagens principais ficou a cargo de Michelle Dayane e Cláudio Lopes.

- Michelle Dayane iniciou no teatro com o diretor Fausto Brunini há cerca de seis anos. Em 2006 iniciou seus estudos no campo das inter-linguagens quando co-fundou o grupo de experimentação sonora Overdose Literária, reconhecido internacionalmente. Participou do video-arte 'Proposição' de Lourenço Favari em 2008 e atualmente está em fase de montagem de uma nova peça teatral. http://michelle-dayane.blogspot.com/

- Claudio Lopes trabalhou mais de dez anos com a Cia. Quanta de Teatro em Rio Claro-SP e protagonizou o longa-metragem Quieta Non Movere do cineasta João Paulo Miranda, além de ter trabalhado como diretor de arte e figurinista em outros filmes do diretor. O ator dança Butoh e já se apresentou em diversas cidades do país apresentando a dança japonesa.

Parceria

A fotógrafa Kátia Guidotti será responsável por registrar todo processo de produção. Kátia vem produzindo um belo material fotográfico para o Arquivo Público Histórico nos últimos anos.

Para Lourenço Favari essa parceria agrega muito valor ao curta, além de trazer todo um profissionalismo ao trabalho.

Fotografia

Outro grande acontecimento foi o olhar do diretor de fotografia Eber Novo sobre o 'Moto Perpétuo'. Inicialmente Lourenço previa uma fotografia cinza e urbana. Eber, no teste de câmera no cemitério, incorporou cores quentes ao roteiro denso, fato que primou por uma maior subjetividade das cenas e também pela não repetição das camadas fílmicas.

Locação

O produtor executivo Favari Filho e o diretor Lourenço Favari visitaram o cemitério Municipal São João Batista em Rio Claro, a fim de definirem os detalhes para a realização do curta. Após fotografarem diversos lugares nas dependências do local (veja abaixo), a produção pediu autorização do uso do espaço para a Prefeitura Municipal que foi concedida através da Secretaria de Cultura, por intermédio do seu diretor Luis Carlos Rezende (Curinga). Além da autorização, a Secretaria disponibilizou uma perua para o transporte da equipe e equipamento. A produção agradece a compreensão e o apoio da administração ao cinema independente.

Sinopse

Um casal em frente a um túmulo, discute sobre lembranças, futuro, anseios e as relações entre si. Essas relações conflitam em espaço/tempo e levam os protagonistas da trama às mais inusitadas reações diante dos acontecimentos.

Olá!

Este espaço tem a finalidade de registrar toda produção do curta 'Moto Pérpetuo' dirigido por Lourenço Favari adaptado do texto teatral homônimo de Fausto Brunini. As gravações estavam marcadas para os dias 25 e 26 de julho, contudo devido mudanças climáticas e uma forte chuva, será gravado nos dias 15 e 22 de agosto.

O curta é uma homenagem postuma ao diretor, ator e autor teatral Fausto Brunini que faleceu no dia 19 de junho em decorrência de uma pneumonia. O projeto terá a participação de atores e técnicos que trabalharam com Fausto no extinto grupo de teatro 'Molecada Em Cena' em Rio Claro-SP.

Moto Perpétuo é uma produção independente do Grupo AUÊ e da Fudidos & Malpagos, e terá apoio de algumas empresas rio-clarenses e também da Prefeitura Municipal e do Arquivo Público Histórico de Rio Claro.